Corpo de Bombeiros acompanha projetos que permitirão trabalho integrado com Defesa Civil e SAMU

Estão em andamento os trabalhos para a construção do Centro de Comando e Operações da Defesa Civil de Congonhas. A Coordenação do Plano Municipal de Segurança de Barragens (PMSB), a Prefeitura de Congonhas e o Corpo de Bombeiros cuidam de etapas preparatórias para o início das obras deste local que integrará as operações das unidades emergenciais daquela Corporação Militar, da Defesa Civil e do SAMU. O local disponibilizado pelo município para estas instalações fica do lado do IFMG/Campus Congonhas, no bairro Campinho. O Corpo de Bombeiros já está acompanhando o processo de criação de projetos, o que ocorrerá também no período das obras.

 

A construção do Centro de Comando e Operações da Defesa Civil é uma das etapas de implementação do Plano Municipal de Segurança de Barragens, proposto pela Prefeitura e que conta com a adesão voluntária das empresas CSN Mineração, Gerdau e Vale. O objetivo principal é promover a máxima segurança para as comunidades que se localizam em áreas de influência destas estruturas.

 

Este será um espaço físico dotado com equipamentos adequados e profissionais qualificados, que se tornará ponto de referência para monitoramento, gestão e coordenação de ações emergenciais em Congonhas, mas que poderão ocorrer em cooperação com municípios da região.

 

Para o Major Maycon Elias Alfim, Comandante da 2ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros, a integração entre esta Corporação Militar, o SAMU e a Defesa Civil de Congonhas é uma ação que potencializará a atuação dos órgãos envolvidos em prol da comunidade assistida. E acrescenta: “As condições de trabalho em instalações físicas e logísticas adequadas contribuirão para o aprimoramento dos profissionais de cada órgão envolvido, o que irá propiciar um desenvolvimento dos trabalhos individuais e integrados”.

 

Além de oferecer qualificação aos profissionais envolvidos, o Centro de Comando e Operações da Defesa Civil será local de referência para capacitação, treinamento e engajamento do público, com destaque para membros dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDEC’s).

 

Será estabelecido um canal oficial aberto e direto com a comunidade, em condições de prestar, a qualquer momento, esclarecimentos necessários para manter a ordem e a tranquilidade das pessoas.

 

O Centro de Comando e Operações da Defesa Civil estará ligado permanentemente aos Centros de Monitoramento Geotécnicos de cada empresa. Haverá também troca de informações contínuas com a Agência Nacional de Mineração (ANM), Fundação Estadual de Meio Ambiente e a Coordenadoria da Defesa Civil do Estado de Minas Gerais.

 

As autoridades e a população poderão ter acesso a informações e boletins diários sobre as condições de estabilidade das barragens, imagens em tempo real dessas estruturas e outros pontos de interesse, além de condições meteorológicas, nível dos rios e monitoramento de encostas.

 

Desta forma, as autoridades terão como tomar decisões adequadas, definirem uma situação como emergencial ou não, o que facilitará, por exemplo, o combate às informações falsas (fake news), que tanto prejudicam a vida das pessoas.

 

“Esta é uma ótima iniciativa da Prefeitura e das empresas mineradoras, que contribuirá de forma bem significativa para o trabalho do Corpo de Bombeiros, quando houver a disponibilidade dos equipamentos e viatura já adquiridos. Bem como a construção de instalações adequadas para os nossos militares que atuam no Posto Avançado de Congonhas. Aguardamos com bastante expectativa o término dos embaraços burocráticos para que estas importantes ações sejam finalizadas”, complementa o Major Maycon Elias Alfim, Comandante da 2ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros.

 

O PMSB, por meio da CSN Mineração, Gerdau e Vale, já entregou à Prefeitura de Congonhas para uso do Corpo de Bombeiros uma viatura, além de um desencarcerador e quatro kits completos de Equipamento Autônomo de Proteção Respiratória com cilindro de oxigênio e máscara. Este repasse ainda não foi feito ao Posto Avançado do Corpo de Bombeiros e aguarda o trâmite burocrático do Município. Antes, duas caminhonetes de apoio haviam sido entregues à Defesa Civil de Congonhas e já estão em uso”.