A Prefeitura Municipal e a Defesa Civil informaram, na manhã desta segunda-feira (16) que, após terem conhecimento de um tremor que foi sentido em diversas localidades na noite de domingo na cidade de Congonhas, foram realizadas vistorias em alguns bairros e estabelecido contato com representantes das mineradoras CSN e Vale a fim de colher informações sobre a estabilidade das barragens.
Ainda na manhã desta segunda, relatórios do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília apontaram um tremor na cidade de grau 2.1 na Escala Richter, conforme registro no site obsis.unb.br/portalsis.
A CSN Mineração informou que o monitoramento realizado permanentemente não verificou nenhuma anomalia na barragem Casa de Pedra e que esta permanece segura e estável.
Em nota, a Vale informou que após o registro do sismo natural na região das barragens da Mina Fábrica, não foram identificadas alterações nas condições de segurança das estruturas, que possuem sistema de sirenes de alerta e são monitoradas 24h por dia.
Caso tenhamos alguma nova informação, esta será imediatamente compartilhada com a população.
PMSB – Plano Municipal de Segurança de Barragens