No mês de novembro, a Prefeitura de Congonhas deu início a mais uma etapa importante para a construção do Plano Municipal de Segurança de Barragens – PMSB, uma política pública pioneira no país para a prevenção de desastres e enfrentamento a situações de emergência.
Entre os meses de julho e outubro foi realizado o cadastramento socioeconômico de todas as famílias inseridas nas áreas de influência, zonas de risco e auto salvamento que foram definidas em relatórios preliminares. Agora é a vez do cadastramento dos animais de produção. São considerados animais de produção aqueles criados para fins de alimentação humana e outros subprodutos, como produção de carne, leite, ovos, mel e etc.
Essa produção, muitas vezes, contribui para o orçamento familiar. Por isso, é importante que esse cadastramento seja feito para que a realidade destas famílias sejam conhecidas e medidas de proteção da produção e, consequentemente, da renda familiar, sejam adotadas em casos de perdas provocadas por acidentes ou desastres ambientais.
Os agentes da empresa CLAM Soluções Ambientais estão realizando o cadastramento a partir de um questionário simples e rápido. Todos os funcionários da empresa estão devidamente uniformizados e identificados, além de estarem utilizando máscaras de proteção contra a Covid-19.
Até o mês de dezembro, o cadastramento ocorrerá em mais de 20 bairros e distritos. A expectativa é de que o trabalho seja concluído até o dia 20. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone (31) 3731-4133.