entendendo as barragens

barragens de Mineração

As barragens de mineração são estruturas projetadas para a contenção e acumulação de substâncias líquidas ou de mistura de líquidos e sólidos, provenientes dos processos para beneficiamento de minérios.

 

No Brasil, estão sujeitas à Lei n° 12.334/2010, que trata da Política Nacional de Segurança de Barragens PNSB), são reguladas pela Agência Nacional de Mineração – ANM, agência vinculada ao Ministério de Minas e Energia, responsável pela gestão da atividade de mineração e dos recursos minerais bresileiros.

Uma barragem de rejeito é uma estrutura de terra construída para armazenar resíduos de mineração, os quais são definidos como a fração estéril produzida pelo beneficiamento de minérios, em um processo mecânico e/ou químico que divide o mineral bruto em concentrado e rejeito".

Método construtivo

As barragens de mineração comumente são construídas com aterro ou com os próprios rejeitos produzidos pelas atividades das minas e podem ter sua construção planejada em uma única etapa (barreira inicial), ou em fases (alteamentos). A diferença entre estes métodos de construção está relacionada com direção do alteamento em relação ao dique inicial, ou dique de partida.

Alteada a jusante

Quando a barragem é ampliada em etapas, ao longo de sua vida útil, em direção à sua parte externa (a jusante) a partir do dique inicial, onde os maciços de alteamento são construídos com material de empréstimo ou com o próprio rejeito.

alteada por linha de centro

Quando a barragem é ampliada em etapas, ao longo de sua vida útil, com diques que se sobrepõem. Os alteamentos se dão de tal forma que o eixo da barragem se mantém alinhado com o eixo do dique de partida, em razão da disposição do material construtivo parte a jusante e parte a montante em relação à crista da etapa anterior.

Alteada a montante

Quando a barragem é ampliada em etapas, ao longo de sua vida útil, com diques novos que se assentam sobre o próprio rejeito ou sedimento previamente lançado e depositado, estando também enquadrados nessa categoria os maciços formados sobre rejeitos de reservatórios já implantados.

operação, manutenção e monitoramento

A segurança da estrutura depende também da fase de operação. Cada estrutura possui um manual de operação elaborado pela empresa projetista, contendo informações sobre a disposição do material dentro da barragem, controles e dados sobre a manutenção da estrutura principal e auxiliares. As empresas proprietarias dessas estruturas devem manter um cronograma periódico de inspeção, manutenção e monitoramento:

Instrumentos para monitoramento, controle de fatores externos e do nível da água no reservatório, e para garantir a estabilidade do maciço.

a

Inclinômetro

Mede através do ângulo de inclinação a e movimentação da barragem.

b

Régua graduada

Instrumento com escala de valores para medição do nível d’água disposto nas barragens.

c

Piezômetro

Mensura a pressão e a presença de água em uma determinada profundidade, seja na própria barragem ou em sua fundação.

d

Marcos superficiais

Servem para acompanhar os deslocamentos verticais e horizontais da barragem, a partir de uma referência adotada com topografia de precisão.

e

Sirene de emergência

Alerta a comunidade em caso de emergência.

descaracterização

Descaracterização de uma barragem é o termo técnico dado ao conjunto de procedimentos de engenharia que visam o encerramento definitivo do uso da estrutura para fins de contenção, sendo destinada para outra finalidade.

 

Para se completar os procedimentos até a descaracterização por completo, a estrutura deve passar por quatro fases básicas e importantes: controle hidrológico e hidrogeológico, estabilização e monitoramento.

 

Depois de concluídas as obras de descaracterização, a estrutura remanescente deixa de ser “uma barragem” e é totalmente reincorporada ao relevo e ao meio ambiente ao seu redor.

Descomissionamento

Descomissionamento é o encerramento das operações com a remoção das infraestruturas associadas, tais como espigotes, tubulações, exceto aquelas destinadas à garantia da segurança da estrutura, podendo ser uma fase prévia ao processo de descaracterização, dependendo do projeto, mas não se limitando à remoção somente das infraestruturas associadas.

 

Este projeto em sua amplitude, deve levar em conta a remoção total da estrutura, ou seja, tanto os taludes de contenção quanto o material (rejeito + água) que está depositado em seu interior, deve ser levado em conta a drenagem da estrutura para que os rejeitos solidificados possam ser removidos para outro local, passando por um processo de reaproveitamento.

barragens de água

As barragens de acumulação de água, podem ser definidas como sendo um elemento estrutural, construídas transversalmente à direção de escoamento de um curso d’água, destinadas à criação de um reservatório artificial, podendo ter utilização em diversas finalidades.


Os objetivos para a construção destas estruturas são vários, sendo os principais: o aproveitamento hidrelétrico; regularização das vazões de curso d’água para fins de navegação; controle de inundações; irrigação; abastecimento doméstico e industrial de água.