Foto: Emannuel Valent
Foto: Emannuel Valent

PMSB apresenta à Prefeitura adequações feitas ao projeto do Centro Integrado de Segurança Pública

A pedido do governo municipal de Congonhas, o Plano Municipal de Segurança de Barragens (PMSB) está adequando projetos executivos para construção de um empreendimento que, com estas alterações, concentrará todos os setores de segurança pública situados no município, além do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Tal equipamento será denominado Centro Integrado de Segurança Pública (CISP). Estes projetos, elaborados com recursos da CSN Mineração, Gerdau e Vale, foram apresentados, em novembro de 2023, pelo Escritório Salus Engenharia à Prefeitura de Congonhas. 

 

Com este equipamento, o Plano Municipal de Segurança de Barragens cumprirá uma de suas metas, que é equipar as forças de proteção e segurança. O PMSB está sendo desenvolvido para integrar os sistemas de emergência de barragens e o de contingência da Defesa Civil local, este último responsável por oferecer resposta também a outros eventos como inundações, deslizamentos, desabamentos e incêndios. Esta é uma iniciativa da Prefeitura de Congonhas e conta com o apoio da CSN Mineração, Gerdau e Vale. A ação voltada para a comunidade tem a gestão feita pela Adesiap e acompanhamento do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG).

 

O objetivo principal do CISP será promover a máxima segurança para a comunidade, especialmente para a população que vive na área de influência de barragens ou que esteja sujeita a eventos como inundação, deslizamento, incêndio, entre outros.

Projetos executivos

Imagem/reprodução: Salus Engenharia

O projeto estrutural e o de impermeabilização estão em fase de desenvolvimento avançado, de acordo com o escritório de engenharia. Já o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) – que é um protocolo obrigatório institucional válido para todo empreendimento de área superior a 500 mil m² o – já foi aprovado pela Prefeitura. O projeto indica que o CISP terá quase 10 mil m² de área construída e cerca de 15 mil m² de área total.

 

Também conforme o escritório de engenharia, o projeto básico está em fase final de avaliação por parte da Prefeitura.  Este reúne elementos como a drenagem, geotecnia e os índices urbanísticos (coeficiente de aproveitamento, taxa de ocupação, taxa de impermeabilidade, altura e afastamentos).

 

Especificações do empreendimento que atenderá a diversos órgãos e corporações que realização um trabalho integrado de segurança pública.

O Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) abrange o edifício sede, que abrigará a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil e Social da Prefeitura de Congonhas e os setores subordinados a ela, entre estes a Defesa Civil Municipal, Guarda Municipal, Diretoria de Trânsito e o COP (Centro Operacional de Segurança do Município – criado pelo município). Ocuparão o mesmo prédio o Corpo de bombeiros Militar, o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), a Polícia Militar e a Polícia Civil.

 

O projeto prevê ainda três anexos: uma área de desinfecção de viaturas para uso do SAMU; outra com piscina e vestiários, para uso interno dos funcionários do prédio e para atividades de extensão junto à comunidade, associada a uma guarita; um prédio da subestação; e um prédio menor destinado à guarita principal, localizado na entrada do imóvel.

 

O projeto considera um pico de uso de até 400 pessoas, sendo que, no dia a dia, a previsão é de que o utilizem, em média, cerca de 150 funcionários fixos, considerando o horário administrativo, além dos turnos do Corpo de Bombeiros, SAMU e Polícia Militar.

Arquitetura

Imagem/reprodução: Salus Engenharia

Por escolha feita pelo prefeito Dr. Cláudio, a edificação terá estilo arquitetônico eclético, que experimentou maior desenvolvimento entre o final do século 19 e início do século 20, tendo sido aplicado nos quartéis de Belo Horizonte.

 

O terreno destinado à construção do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) localiza-se à avenida Alderico Júlio Cordeiro (Av. Contorno Norte), na Zona Comercial 3, que foi criada pela Prefeitura de Congonhas, no bairro Campinho. Como referência, o local fica logo acima da Praça de Eventos e à direita de quem segue no sentido Campinho – Alvorada. 

 

A execução desta obra está estimada em cerca de R$ 30 milhões.

Para mais informações, fale com a Defesa Civil Municipal pelos telefones 3732-0789 e 199 ou envie e-mail para contato@pmsbcongonhas.com.br.

assessoria de imprensa

imprensa@pmsbcongonhas.com.br

Acompanhe as últimas notícias da Agência Nacional de Mineração

atualizações sobre as barragens

As informações são atualizadas em tempo real pela Agênca Nacional de Mineração – AMN, através do Sistema de Gestão de Barragens de Mineração